6.13.2010

Capítulo 12 - Put Your Earplugs (alternate take)

- Oh, nice. People say it is a beautiful country. I've a friend that's into politics and stuff, and he said your president is doing a very good job.

Eurípedes disse que não sabia da política brasileira há um tempinho. Me arrisquei:

- Well... I'm not really into politics, i guess... But I voted for Lula at the elections. He's kinda neutral, you know? Plays on the center, pleases everyone, it's what I think. People love him.

- Yea, he told me so, this friend... - houve uma pausa breve de silêncio e cabeças consentindo com nada. - By the way, I'm Fred, Fred Goodman.

Eu e o outro nos apresentamos também. O papo não iria muito longe mesmo - pelo menos não foi sobre o Ronaldinho que ele puxou assunto. Eurípedes notou meu Ipod quando fui desligá-lo:

- Dark Side of the Moon? Gosta de progressivo?

- Puta cara, eu viajo... É muito bom, gosto pra caramba.

- Ah, tem um negócio jóia que cê vai gostar aqui então...

Tirou um disco de um case recheado.

- Comprei anteotem, é um som novo do guitarra do Mars Volta... conhece?

- Cara... já ouvi Mars Volta e tal... curto umas músicas, mas acho a maioria meio ruidosa, sabe? Acho meio difícil de ouvir.

- Pode crer, sei do que cê tá falando. Mas esse som é bem suave, acho que cê vai gostar.

Ele aumentou o volume e um som agradável se espalhou com rapidez. Não havia percursão; apenas sons leves, profundos e melancólicos de uma guitarra bem resolvida, apoiada por sintetizadores. Fred havia recostado a cabeça, e já cochilava. Ficamos em silêncio ouvindo o som, mas ainda numa espécie de conversa. Coversávamos por meio da experiência em comum do sutil êxtase da contemplação musical. A melodia sintonizava, deixava os sentidos à mercê de ondas sinérgicas que organizavam as sensacões de quem nela mergulhasse. De quem aceitasse sua sedução. Fiquei aliviado de não estar mais naquele ônibus estranho de janelas vedadas; além do mais, Eurípedes era um sujeito e tanto, e o Fred também parecia bastante simpático. Fiquei notando a expressão imóvel dele, a serenidade do estado inconsciente, com a mandíbula relaxada e as sobrancelhas levemente arqueadas, satisfeitas com o descanso. Usava tampões de borracha nos ouvidos, ligados por uma cordinha azul.

Então me veio o estalo: Fred era o homem desesperado que gritava no centro de Toronto "put your earplugs!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário